Interpretação/ Produção de Textos
A sala pode ser dividida em 3 grandes grupos. Cada grupo analisará algumas tirinhas, charges, piadas ou quaisquer textos que apresentem humor. (O professor deve selecionar previamente esse material e levá-lo impresso para a sala de aula).
Texto 1:
Texto 2:
Texto 3:
Texto 4:
Cada grupo discutirá com os colegas de turma e fará anotações sobre as questões abaixo:
1- Para vocês, o que é humor?
2 - O que tem graça e o que não tem graça?
3- Qual é o limite entre o humor e a ofensa?
O professor deve discutir com a turma, como ocorre a produção do humor:
* Importância das imagens;
* Linguagem concisa;
* Trocadilhos;
* Quebra na expectativa do leitor;
* Caracterização dos personagens;
* Relação dos textos com a realidade.
O professor pode, também, sugerir que os alunos criem, individualmente, tiras ou charges fazendo uso dos elementos acima.
Sugiro aos professores que leiam o texto "O humor e a língua" de Sírio Possenti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário